8.10.11

Filosofia para Crianças


Nascimento, vida e morte são certezas absolutas de qualquer ser.
(ou melhor, se pensarmos "vida" como aproveitar sua "estada" aqui, poderemos excluir alguns que apenas possuem uma sobre-vida)
Ultimamente temos escutado casos de crianças que cometem suicídio como fosse algo corriqueiro.
Pessoalmente, acredito que o que acontece é o despreparo desses seres com relação às questões de vida e morte. Muitas não possuem, de fato, uma noção de que a morte representa o fim iminente, sem retorno (excluindo aqui qualquer debate religioso, ok? pois não é esse o ponto).

Entre prateleiras de livros, eis que revisito esse livro, o qual havia lido em uma aula de literatura infanto-juvenil há um ano.
Chama-se "O Pato, a Morte e a Tulipa", de Wolf Erlbruch, e trata da questão do fim da vida tendo como personagem um animal, que começa um diálogo dos mais interessantes com a morte. Obra genial, marcada de filosofias e metáforas. Sugiro a leitura a partir dos 8 anos, mas acompanhados dos pais, haja vista que as crianças podem não entender de fato a obra, um pouco complexa.

Um comentário:

Aninha Kita disse...

Gostei dessa postagem, encaixa perfeitamente com o meu projeto de PIBIC, logo verá/lerá muito sobre isso - assim espero.

Só não concordei muito com o final, acho que são os pais que sentem a necessidade de estar com a criança ao esta ler uma obra "complexa" assim (especialmente pelo tema), e não ela, que em seu mundo imagiário completa o que não entende (ou pergunta, ou ainda melhor, guarda para compreender mais tarde).

Ótima indicação! ;)
Tenho outra: "Vô, eu sei domar abelhas", de Monika Feth .

Beijos, beijos.
Ana