30.1.11

A Benção!


Cresci em família fervorosamente religiosa.
O hábito de pedir “a benção” aos familiares era praxe.
Mas pra mim, mais que hábito de cunho religioso, representavam laços.
Até mesmo respeito.
Com o tempo o hábito se perdeu, hoje são poucos os familiares aos quais peço a benção.
Perda de laços, ou de respeito?
Ou pura rebeldia característica da idade.

Um comentário:

Aninha Kita disse...

Gostei da reflexão! Na minha família nunca, ou pelo menos desde que posso ver, existiu esse hábito. No entanto, eu sempre admirei, fosse coisa de filme ou de umas poucas famílias conhecidas. Vejo também o respeito e até a tradição, talvez ainda mais fortes que a religião.
Ouso dizer que vejo uma terceira alternativa, nem perda de laços (afetivos), nem de respeito, creio que possa ser algo que acontece com várias outras tradições familiares (na minha família, foi o hábito de acender as velas do advento), algo como a correria da vida, as preocupações sendo mais fortes que os desejos de manter tradições, e esse "imediatismo" da sociedade. É como se os tempos fossem outros e antigos hábitos não se adaptassem a esse novo tempo. Enfim, essa é a minha opinião.

Abraços!
Ana